Rimac




De acordo com a Wikipedia, a Rimac Automobili ( pronunciado [rǐːmats automobǐːli] , \'Ri-mats\) é um fabricante de automóveis croata com sede em Sveta Nedelja , Croácia, que desenvolve e produz carros esportivos elétricos , transmissões e sistemas de bateria. A empresa foi fundada em 2009 por Mate Rimac . O primeiro modelo da Rimac Automobili, o Concept One , foi o veículo elétrico de produção mais rápido do mundo .  Enquanto fabrica e comercializa veículos de alto desempenho sob sua própria marca, a Rimac também desenvolve e produz baterias, sistemas de transmissão e veículos para outras empresas. A Applus+ IDIADAO Volar-E é um exemplo  de um produto desenvolvido para outra empresa. Durante o 88º Salão Internacional do Automóvel de Genebra, em março de 2018, a empresa apresentou seu segundo modelo, o Rimac Nevera.

História



As bases para a empresa foram lançadas em 2007 como uma atividade de garagem do Mate Rimac.  Trabalhando por conta própria, ele converteu seu BMW Série 3 (E30) para incorporar um trem de força elétrico e, posteriormente, ganhou atenção da imprensa e dos investidores.  Uma parte significativa do financiamento inicial veio de investidores-anjo e da venda de patentes proprietárias. 

A Rimac Automobili foi fundada em 2009  em Sveta Nedelja , perto de Zagreb , Croácia, onde foram alugadas instalações adequadas.  Quando ele tinha 19 anos, Mate Rimac começou a converter um e-M3 que serviu como sua primeira mula de teste: "Eu possuía um velho BMW E30 (MY 1984) que usei para corridas de drift e circuito. Em uma dessas corridas, o motor a gasolina explodiu de repente. Naquele momento, decidi tentar construir um EV. Depois de um ano ou então o carro era capaz de rodar mas eu ainda não estava satisfeito com o resultado. Era pesado, não muito potente e o alcance era muito limitado. Por esta razão, comecei a reunir uma equipe de especialistas para desenvolver nossos próprios componentes desde que eu acreditava que a propulsão elétrica poderia dar muito mais em relação ao que estava disponível no mercado. Naquela época, eu já tinha uma visão muito clara do meu objetivo final. Hoje, muito trabalho está tornando meu sonho realidade." 

Em 2018, a subsidiária do grupo Volkswagen Porsche Engineering Group GmbH adquiriu uma participação de 10% na Rimac para formar uma parceria de desenvolvimento, como parte de seu processo de eletrificação.  Mate Rimac comentou: "Esta parceria agora é um passo importante para a Rimac em nosso caminho para se tornar um fornecedor de componentes e sistemas de escolha para a indústria de eletrificação, conectividade e o excitante campo de Assistência Avançada ao Motorista Sistemas". 

Em julho de 2021, a Porsche e a Rimac do Grupo VW anunciaram que concordaram em criar uma joint venture que incorporará a marca Bugatti de alto desempenho da Volkswagen, bem como a Rimac Automobili. O novo empreendimento se chamará Bugatti Rimac . A controladora Rimac Group terá uma participação de 55% na joint venture, enquanto a Porsche terá uma participação de 45% na empresa.

A Rimac Technology é 100% de propriedade do Grupo Rimac. A Rimac Technology desenvolve sistemas e tecnologias de veículos para muitos OEMs globais.

Modelos


e-M3 


O primeiro carro da Rimac foi um BMW M3 de 1984 convertido chamado Rimac e-M3, apelidado de "Monstro Verde" pelos designers que trabalham para a empresa. Com uma aceleração de 0–100 km/h (62 mph) alcançada em 3,3 segundos, ganhou o título de veículo elétrico de aceleração mais rápida na Categoria A, Grupo VIII (veículo elétrico) e Classe 3 (mais de 1.000 kg) em 2011. "monstro verde" desenvolve 442 kW (601 PS; 593 hp) e 900 N⋅m (664 lb⋅ft) de torque, atinge 100 km/h de uma parada em 3,3 s e tem uma velocidade máxima de 280 km/h ( 174 km/h). Cinco atualizações de desenvolvimento levaram o e-M3 a se tornar o veículo elétrico de aceleração mais rápida, de acordo com as rígidas regras da FIA.Recordes estabelecidos em 17 de abril de 2011:1/8 de milha: 7,549 s
1/4 de milha: 11,808 s
1/2 km: 13.714 s*
1 km: 23.260 s*
1 milha: 35.347 s*

*Registros sujeitos à aprovação oficial da FIA (pendente).

O BMW original passou por cinco estágios de reinvenção e agora, diz Rimac, "ficou cada vez mais rápido, mais leve e mais confiável". Nesse ponto, uma vez que ele percebeu o quão pouco do carro original restava, ele decidiu construir um carro novo e mais rápido do zero. 

Ampster 


O Ampster era um Opel Speedster elétrico único.

Concept One

O Concept One é um carro esportivo totalmente elétrico movido a bateria . Com uma tara de 1.850 kg e uma potência de 960 kW (1.305 cv; 1.287 cv), o Concept One pode atingir 100 km/h em 2,6 segundos e continuar a acelerar até uma velocidade máxima de 355 km/h. h (221 mph). 92 kWh de energia nos módulos de bateria fornecem energia suficiente para permitir 600 km de alcance.  O carro foi apresentado pela primeira vez em 2011 no Salão Automóvel de Frankfurt , quando algumas peças foram contratadas a outras empresas. A versão de produção foi introduzida em 2016.

Uma produção de 88 unidades foi inicialmente declarada,  que mais tarde foi limitada a 8 unidades, todas vendidas.  O primeiro carro foi para a empresa espanhola Applus+ IDIADA, chamado Volar-e.  O segundo comprador é Paul Runge, um dos acionistas da Rimac automobili. 

As células da bateria são fornecidas pela Sony,  com rodas fornecidas pela HRE Performance, desenvolvidas em colaboração com a Rimac. 

Quase todos os materiais são produzidos internamente e nenhum dos componentes críticos usados ​​no veículo está disponível no mercado.  A equipe de design inclui ex-designers da Pininfarina  e Magna Steyr ;  o exterior do carro foi desenhado pelo designer croata Adriano Mudri. 

O objetivo da Rimac é fazer o melhor carro esportivo elétrico do mercado. Por esta razão, todo o carro é desenvolvido em torno do trem de força e da bateria. Mudanças de marcha ou embreagens não são necessárias devido ao trem de força elétrico. As baterias estão localizadas sob o piso do veículo junto com os demais componentes de propulsão pesados, o que leva a um baixo centro de gravidade e melhor manuseio. A bateria carrega totalmente em 30 minutos em uma estação de alimentação de 200 kW e pode operar o veículo por cerca de 510 km (320 milhas). A Rimac fez oito Concept Ones.

Concept S



O Concept S é uma atualização mais leve, mais potente e mais aerodinâmica, orientada para a pista do Concept One. Os quatro motores elétricos podem fornecer 1.032 kW (1.403 PS; 1.384 hp), permitindo que o Concept S acelere de 0–100 km/h (0–62 mph) em 2,5 segundos e alcance uma velocidade máxima de 365 km/h (227 km/h). km/h).

No Salão Automóvel de Genebra de 2017 , a empresa anunciou o estabelecimento de concessionárias oficiais de sua marca na Europa, América do Norte e Oriente Médio, com concessionárias Manhattan Motorcars , PACE Germany e Al Zarooni Group.

Nevera



O sucessor do Concept One, chamado Nevera (renomeado de Concept Two, denominado C_Two), foi apresentado no Salão Automóvel de Genebra de março de 2018. O carro tem um design totalmente novo com portas borboleta e várias atualizações de energia. Os quatro motores elétricos atualizados produzem um total de 1.427 kW (1.940 PS; 1.914 hp) e 2.360 N⋅m (1.741 lb⋅ft) de torque. A construção do corpo de fibra de carbono resulta em um peso total de 2.150 kg (4.740 lb), incluindo as baterias pesadas. O Nevera afirma ser capaz de acelerar de 0 a 97 km/h (60 mph) em 1,85 segundos e atingir uma velocidade máxima de 415 km/h (258 mph). 

O carro incorpora um sistema de vetorização de torque totalmente independente (R-AWTV) para melhorar o manuseio e também inclui muitos recursos de alta tecnologia, como um sistema de reconhecimento facial que destrava a ignição apenas para o proprietário e ajusta as configurações do carro de acordo com o humor do proprietário . O carro tem um "modo drift" de alta velocidade, com um sistema de controle de tração inteligente que mantém o carro sob controle. O Nevera terá capacidade de direção autônoma de nível 4, de acordo com Mate Rimac; tem oito câmeras, um LIDAR, seis radares e doze sensores ultrassônicos. A produção do veículo será limitada a 150 unidades. 

A Rimac estreou a edição Nevera California no Pebble Beach Concours d'Elegance de agosto de 2018 . Ele vem em um tom único de azul, com novo desenho de rodas, e é fornecido com seis litros de champanhe e duas taças no porta-malas do carro. 

Fabricação de componentes 



A Rimac Technology produz sistemas de bateria para o novo carro esportivo da Aston Martin , o Valkyrie . A empresa também produz sistemas de bateria para Koenigsegg (especificamente para o Regera ), carro conceito Jaguar E-type Zero e carro conceito SEAT Cupra e-Racer .  Em 2018, firmou uma parceria técnica com a Automobili Pininfarina , cujo primeiro carro, o Battista , diz-se que se baseia na mesma arquitetura e usa o mesmo trem de força  que o Nevera. 

A Rimac também está envolvida na produção de transmissões e outros componentes para pilotos de carros de corrida, como Nobuhiro Tajima , com quem estreou com o carro totalmente elétrico "Tajima Rimac E-Runner Concept_One" no Pikes Peak International Hill Climb de 2015 . O carro terminou a corrida na segunda posição, à frente de todos os carros com motor de combustão interna.









Comentários

Mensagens populares deste blogue

Chevrolet Silverado 2023: Preço, Versão, Consumo, Motor e Ficha Técnica

Ficha técnica da nova Nissan Frontier 2023

Dacia Manifesto concept